Se o Deus do islã tem algo em comum com o Deus cristão — Uma réplica a Carlos Nougué

“Aqueles que não acreditam com a fé católica podem ser divididos em várias categorias. Há aqueles que, embora não acreditem em todos os dogmas da religião católica, reconhecem o único Deus verdadeiro; estes são os turcos e todos os muçulmanos, assim como os judeus” — Cardeal João de Lugo, S.J. (em De virtute fidei divinae, disp. XII, n. 50).

(1) Esclarecimentos.

Há poucos dias em uma plataforma de perguntas respondi brevemente a (árdua) questão da crença em comum dos católicos e muçulmanos sobre o mesmo Deus. Como sinalizei na própria resposta: tratava-se de algo polêmico, com amplo respaldo, porém, nos doutores escolásticos. Assim, me atendo sobretudo ao que ensinaram Suárez, Lugo, Hurtado, Gonet, Billuart e outros, argumentei afirmativamente, que creem, em certa medida, no mesmo Deus.

(2) O tomismo fenomenológico e o pecado de “angelismo”.

Este ponto foi mencionado de relance na resposta do senhor Nougué e agora aproveito o ensejo para respondê-lo.

(3) Apreciação do que disse o senhor Nougué sobre os autores mencionados.

No primeiro tópico de seu artigo-resposta, o senhor Nougué logo no início enuncia o seguinte: “Antes de tudo, diga-se que o argumento de autoridade é por vezes validíssimo: ou seja, se se trata da autoridade do magistério autêntico da Igreja, da das Escrituras, da tradição, da do consentimento unânime dos Padres quanto a questões de fé e de costumes, e da de S. Tomás, justamente porque é o Doutor Comum da Igreja”.

(4) Resposta às objeções do senhor Carlos Nougué.

Finalmente chegamos! Para facilitar, reproduzirei os pontos da crítica que considero capitais e em seguida os responderei detidamente:

Nascido em 1996. Estudante de Psicologia pela Faculdade da Amazônia — FAMA. Tomista e apreciador do escolasticismo de modo geral.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store